joewein.net   joewein.de LLC
fighting spam and scams on the Internet
Try our spam filter!
Free trial for 30 days
  jwSpamSpy

Home
About Us
Spam
419/Nigeria
Fraud
Contact

"419" Scam – Advance Fee / Fake Lottery Scam

The so-called "419" scam is a type of fraud dominated by criminals from Nigeria and other countries in Africa. Victims of the scam are promised a large amount of money, such as a lottery prize, inheritance, money sitting in some bank account, etc.

Victims never receive this non-existent fortune but are tricked into sending their money to the criminals, who remain anonymous. They hide their real identity and location by using fake names and fake postal addresses as well as communicating via anonymous free email accounts and mobile phones.

Keep in mind that scammers DO NOT use their real names when defrauding people.
The criminals either abuse names of real people or companies or invent names or addresses.
Any real people or companies mentioned below have NO CONNECTION to the scammers!

Read more about such scams here or in our 419 FAQ. Use the Scam-O-Matic to verify suspect emails.

Click here to report a problem with this page.

 

 

Some comments by the Scam-O-Matic about the following email:

Fraud email example:

From: Vanessa George <vanessaageorgee@yahoo.com>
Reply-To: vanessaageorge@yahoo.com
Date: Sat, 20 Sep 2014 19:20:51 +0800
Subject: Por favor me ajude

Olá,
Bom dia para vocês, meus nomes são Vanessa George 23 anos da Costa do Marfim. Eu sou o único filho de meu falecido pais Sr. Yao George. Meu pai falecido era um fazendeiro de cacau rico em nosso país, antes de matá-los em 31 de março de 2011, quando a crise na Costa do Marfim se transformou em um conflito militar em larga escala entre as forças leais a Laurent Gbagbo, presidente da Costa do Marfim desde 2000, e partidários do o presidente eleito Alassane Ouattara reconhecido internacionalmente.

Depois de meses de negociações infrutíferas e violência esporádica entre os partidários dos dois lados, a crise entrou em uma fase crítica quando as forças de Ouattara tomaram o controle da maior parte do país, com Gbagbo entrincheirado em Abidjan, a maior cidade do país. As organizações internacionais têm relatado inúmeros casos de violações dos direitos humanos por ambos os lados, em especial na cidade de Duékoué. As forças da ONU e francesas tomaram a ação militar, com o objetivo declarado de proteger as suas forças e civis.

As forças de Ouattara prenderam Gbagbo em sua residência em 11 de abril. Eu herdei a soma de USD 5,5 milhões dólares americanos dos meus falecidos pais. O dinheiro foi depositado em um banco aqui pelos meus pais antes de serem mortas. Então eu preciso de sua ajuda para reivindicar e transferir este fundo para o seu país com a finalidade de parceria investimento conjunto com você e também para mudar lá para continuar a minha educação.

Estou disposto a oferecer-lhe 20% dos fundos de compensação por essa ajuda.

Por favor, responda com urgência.

Obrigado e que Deus abençoe.

Com os melhores cumprimentos,

Vanessa.


Anti-fraud resources: