joewein.net   joewein.de LLC
fighting spam and scams on the Internet
Try our spam filter!
Free trial for 30 days
  jwSpamSpy

Home
About Us
Spam
419/Nigeria
Fraud
Contact

"419" Scam – Advance Fee / Fake Lottery Scam

The so-called "419" scam is a type of fraud dominated by criminals from Nigeria and other countries in Africa. Victims of the scam are promised a large amount of money, such as a lottery prize, inheritance, money sitting in some bank account, etc.

Victims never receive this non-existent fortune but are tricked into sending their money to the criminals, who remain anonymous. They hide their real identity and location by using fake names and fake postal addresses as well as communicating via anonymous free email accounts and mobile phones.

Keep in mind that scammers DO NOT use their real names when defrauding people.
The criminals either abuse names of real people or companies or invent names or addresses.
Any real people or companies mentioned below have NO CONNECTION to the scammers!

Read more about such scams here or in our 419 FAQ. Use the Scam-O-Matic to verify suspect emails.

Click here to report a problem with this page.

 

 

Some comments by the Scam-O-Matic about the following email:

Fraud email example:

From: Michel Gbagbo <mmmakiko@sage.ocn.ne.jp>
Reply-To: mich_gbagbo@yahoo.co.jp
Date: Tue, 21 Jul 2015 00:30:49 +0900 (JST)
Subject: =?utf-8?Q?Ol=C3=A1,?=

Olá,

Por favor, por mais estranho ou surpreendente esse contato pode parecer para você, como nós não conhecer pessoalmente ou teve quaisquer contactos no passado, peço humildemente que ter em consideração a sua importância e imenso benefício. No entanto, esta não é obrigatória, nem vou de qualquer forma obrigar você honre contra a sua vontade.

Estou MR Michel GBAGBO filho do ex-Costa do Marfim Presidente Laurent Gbagbo, o assistente pessoal de sua esposa, MRS SIMONE GBAGBO, por causa da pressão política e crise Minha família está enfrentando atualmente um problema de as Nações Unidas agora, como resultado da eleição presidencial de novembro 2010 aqui na Costa do Marfim. Decidi confiar em você honestamente com a instrução dada a mim pelo meu Pai, e sua esposa depois de sua prisão, para buscar a cooperação de uma pessoa neutra e respeitável para receber a soma de US $ 20.5million dólares que um depositados em uma empresa de segurança privada em Londres, Reino Unido fosse alguém já ajudou a minha família para apresentá-lo para a sua própria segurança, eu estou entrando em contato agora com base na confiança que eu tenho por você para me ajudar neste projeto oportuna e eu espero que você é considerações sinceras e genuínas a esta proposta para permitir-me dar-lhe mais informações sobre este Fundo e do arranjo.

Nota: Por favor, mantenha esta proposta como top secret e confidencial até que seja concluída com êxito devido ao nosso nome de família para evitar a perda do fundo da ONU.

Seu assistente urgente é necessária à sua aceitação para sefor esta transação.

Com os melhores cumprimentos,
Michel GBAGBO,

Anti-fraud resources: