joewein.net   joewein.de LLC
fighting spam and scams on the Internet
Try our spam filter!
Free trial for 30 days
  jwSpamSpy

Home
About Us
Spam
419/Nigeria
Fraud
Contact

"419" Scam – Advance Fee / Fake Lottery Scam

The so-called "419" scam is a type of fraud dominated by criminals from Nigeria and other countries in Africa. Victims of the scam are promised a large amount of money, such as a lottery prize, inheritance, money sitting in some bank account, etc.

Victims never receive this non-existent fortune but are tricked into sending their money to the criminals, who remain anonymous. They hide their real identity and location by using fake names and fake postal addresses as well as communicating via anonymous free email accounts and mobile phones.

Keep in mind that scammers DO NOT use their real names when defrauding people.
The criminals either abuse names of real people or companies or invent names or addresses.
Any real people or companies mentioned below have NO CONNECTION to the scammers!

Read more about such scams here or in our 419 FAQ. Use the Scam-O-Matic to verify suspect emails.

Click here to report a problem with this page.

 

 

Some comments by the Scam-O-Matic about the following email:

Fraud email example:

From: Mr.Owuusu Asare <test@em100.ru>
Reply-To: owuusuasarei2@hotmail.com
Date: Tue, 26 Jan 2016 03:04:00 +0000
Subject: Caro amigo:

Caro amigo

Este e-mail pode ser uma surpresa para você, porque você não me deu a permissão para fazê-lo e nem você me conhece, mas antes de eu falar sobre mim quero que por favor me perdoe por enviar este e-mail sem sua permissão. Eu estou escrevendo esta carta em confiança, acreditar que se é a vontade de Deus para que ajude a mim e minha família, Deus todo-poderoso abençoe e recompense abundantemente. Preciso de um honesto e confiança digna pessoa como você para confiar este projeto enorme transferência até.

Meu nome é Mr.Owuusu Asare, o gerente da filial de instituição financeira. Eu tenho o seu contato através de uma fonte confiável, chamada de banco de dados através de câmaras de comércio de Gana. Eu sou um ganense, casado com 2 filhos. Estou escrevendo para solicitar sua ajuda na transferência de US$ 8,800,000.00 dólares. Este fundo é o excesso do que meu ramo na qual eu sou o gerente feito como lucro passados três anos (ou seja, 2012 financeira). Já enviei um relatório anual para esse ano a minha sede em Accra-Gana como assisti com interesse como eles nunca saberão em excesso. Eu tenho desde, colocado este montante de US$ 8,800,000.00 dólares em uma conta Escrow codificado sem um beneficiário (anônimo) para evitar o rastreamento.

Como oficial do banco, não podem ser diretamente conectado a esse dinheiro assim, eu sou impelido a pedido de sua assistência para receber este dinheiro em sua conta bancária em meu nome. Concordo que tem que 30% desse dinheiro vai ser para você como um parceiro estrangeiro, em respeito ao fornecimento de uma conta estrangeira, e 60% seria para mim. e os 10% será uma despesas que possam ocorrer durante o processo eu preciso frisar que lá não são praticamente nenhum risco envolvido nisto. Vai ser uma transferência de banco para banco. Tudo que você precisa é ficar como o depositante original deste fundo para que o fundo pode ser transferido para sua conta.

Se você aceitar esta oferta, eu aprecio sua resposta em tempo útil para mim. Isto é por isso que e somente a razão por que entrei em contato com você, estou disposto a ir para o investimento de parceria com você devido à sua riqueza de experiência, então se você estiver interessado em assistir a este empreendimento gentilmente contacte-me para uma breve discussão sobre como proceder.

Atenciosamente
Mr.Owuusu Asare

Anti-fraud resources: