joewein.net   joewein.de LLC
fighting spam and scams on the Internet
Try our spam filter!
Free trial for 30 days
  jwSpamSpy

Home
About Us
Spam
419/Nigeria
Fraud
Contact

"419" Scam – Advance Fee / Fake Lottery Scam

The so-called "419" scam is a type of fraud dominated by criminals from Nigeria and other countries in Africa. Victims of the scam are promised a large amount of money, such as a lottery prize, inheritance, money sitting in some bank account, etc.

Victims never receive this non-existent fortune but are tricked into sending their money to the criminals, who remain anonymous. They hide their real identity and location by using fake names and fake postal addresses as well as communicating via anonymous free email accounts and mobile phones.

Keep in mind that scammers DO NOT use their real names when defrauding people.
The criminals either abuse names of real people or companies or invent names or addresses.
Any real people or companies mentioned below have NO CONNECTION to the scammers!

Read more about such scams here or in our 419 FAQ. Use the Scam-O-Matic to verify suspect emails.

Click here to report a problem with this page.

 

 

Some comments by the Scam-O-Matic about the following email:

Fraud email example:

From: "MIKE HARRISON" (may be fake)
Reply-To: <mike.harrison011@outlook.com>
Date: Wed, 14 Sep 2016 22:44:02 +0100
Subject: De Mike Harrison

De Mike Harrison,
Telefone: +447087668861,
E-mail: mike.harrison011@outlook.com
 
Por favor, preste atenção e entender o meu objectivo de e-mails você hoje, meu nome é Mr. Mike Harrison, Director do relacionamento em NatWest Banca Comercial. Peço a sua atenção a esta operação com a máxima confidencialidade. Sendo um alto executivo da NATWEST Bank, eu descobri uma conta numerada com um saldo de crédito de £ 14.300.000 ,00 (quatorze milhões, trezentos mil libras esterlinas), que pertence a um dos nossos clientes falecidos (Lewis Vandenburg) um milionário americano, que, infelizmente, morreu em OSO Washington deslizamento de terra em março de 2014.
 
Devido à minha posição no banco, eu tenho detalhes necessários para reivindicar esses fundos sem qualquer percalço. Eu só preciso de sua ajuda como um estrangeiro a assumir o beneficiário, porque a minha posição como um funcionário público e uma equipe do banco não me ou meus parentes permitem fazer essa afirmação. Portanto, eu quero que você ficar como o "beneficiário do exterior", e garanto-vos de uma estratégia de transferência perfeito em seu nome legalmente para evitar qualquer suspeita.
 
Você vai ganhar 40% de toda a soma pela sua participação neste grande negócio financeiro, Após análise desta proposta, peço (seu nome completo, endereço de contato e número de telefone / fax direto) para permitir-me voltar a traçar o perfil do fundo em o seu nome como o beneficiário, para o banco para libertar e transferir o fundo a alguma de sua conta bancária indicada. Considerando o volume de critério necessário para o sucesso deste projeto, eu peço a sua resposta ao meu e-mail privado: mike.harrison011@outlook.com  e você está livre para me chamar no meu número de telefone acima para obter explicações mais claras.
 
Obrigado por antecipação de sua resposta imediata.
 
Sinceramente,
 
Mr. Mike Harrison,
Diretor de relação
NatWest Banca Comercial

Anti-fraud resources: