joewein.net   joewein.de LLC
fighting spam and scams on the Internet
Try our spam filter!
Free trial for 30 days
  jwSpamSpy

Home
About Us
Spam
419/Nigeria
Fraud
Contact

"419" Scam – Advance Fee / Fake Lottery Scam

The so-called "419" scam is a type of fraud dominated by criminals from Nigeria and other countries in Africa. Victims of the scam are promised a large amount of money, such as a lottery prize, inheritance, money sitting in some bank account, etc.

Victims never receive this non-existent fortune but are tricked into sending their money to the criminals, who remain anonymous. They hide their real identity and location by using fake names and fake postal addresses as well as communicating via anonymous free email accounts and mobile phones.

Keep in mind that scammers DO NOT use their real names when defrauding people.
The criminals either abuse names of real people or companies or invent names or addresses.
Any real people or companies mentioned below have NO CONNECTION to the scammers!

Read more about such scams here or in our 419 FAQ. Use the Scam-O-Matic to verify suspect emails.

Click here to report a problem with this page.

 

 

Some comments by the Scam-O-Matic about the following email:

Fraud email example:

From: "JOHN HOWARD" (may be fake)
Reply-To: <john.howard011@outlook.com>
Date: Fri, 23 Sep 2016 05:37:48 +0100
Subject: De John Howard

De John Howard,
Celular: +447087668861,
E-mail: john.howard011@outlook.com
 
Eu defendo o seu tipo consideração urgente de meu objetivo de e-mails que você, hoje, com a máxima confidencialidade em relação a esta transação como detalhado abaixo, eu sou John Howard, Diretor de Relacionamento pelo NatWest. Como um alto executivo do Banco, notei uma conta numerada com um saldo de crédito GBP 15.000.000 .00 (quinze milhões de libras esterlinas), que pertence a um dos nossos clientes falecido (Steve Harris) um americano que morreu com sua família durante um deslizamento de terra em 22 de março de 2014.
 
Devido à minha posição no banco, eu tenho todos os detalhes necessários para reivindicar esses fundos sem qualquer percalço, mas eu preciso de sua ajuda como um estrangeiro a assumir o beneficiário, uma vez que a minha posição como funcionário público e o funcionário do banco não me permite ou meus parentes para fazer essa afirmação. Portanto, eu preciso de você para ficar como o "beneficiário do exterior", e eu garanto-vos uma estratégia perfeita transferência legal em seu nome para evitar qualquer suspeita.
 
Você terá direito a 40% da soma total para a sua assistência para concretizar este grande nobre. Após a sua contrapartida da oferta, peço (seu nome completo, endereço e seu número de telefone directo / fax) para permitir-me voltar a traçar o perfil do fundo em seu nome como o beneficiário, por aprovações bancárias e transferências de fundos para suas contas bancárias nomeados . Também considerando o nível de discrição necessários para o sucesso deste projeto, eu pedir sua resposta ao meu e-mail privado: john.howard011@outlook.com,  sinta-se livre para me ligar no telefone para obter detalhes mais nítidos.
 
Obrigado por antecipação de sua resposta imediata.
 
Atenciosamente,
John Howard,
Diretor de relação
NatWest Banco Londres

Anti-fraud resources: