joewein.net   joewein.de LLC
fighting spam and scams on the Internet
Try our spam filter!
Free trial for 30 days
  jwSpamSpy

Home
About Us
Spam
419/Nigeria
Fraud
Contact

"419" Scam – Advance Fee / Fake Lottery Scam

The so-called "419" scam is a type of fraud dominated by criminals from Nigeria and other countries in Africa. Victims of the scam are promised a large amount of money, such as a lottery prize, inheritance, money sitting in some bank account, etc.

Victims never receive this non-existent fortune but are tricked into sending their money to the criminals, who remain anonymous. They hide their real identity and location by using fake names and fake postal addresses as well as communicating via anonymous free email accounts and mobile phones.

Keep in mind that scammers DO NOT use their real names when defrauding people.
The criminals either abuse names of real people or companies or invent names or addresses.
Any real people or companies mentioned below have NO CONNECTION to the scammers!

Read more about such scams here or in our 419 FAQ. Use the Scam-O-Matic to verify suspect emails.

Click here to report a problem with this page.

 

 

Some comments by the Scam-O-Matic about the following email:

Fraud email example:

From: "Mr.Julius Kpako" (may be fake)
Reply-To: <mrjuliuskpako2@hotmail.com>
Date: Sat, 1 Apr 2017 20:55:57 +0200
Subject: Possible Spam : Parceria de investimento

Bom dia

Por favor, perdoe-me para o meu e-mail como você pode gostar, eu realmente preciso de sua ajuda urgente e apoio, meu nome é Mr.Julius Kpako, um gerente de banco de Gana. Eu decidi entrar em contato com você diretamente para uma assistência e conselhos para investir em seu país.

Você pode ser a surpresa como consegui seu contato, mas eu tenho o seu contato através de uma fonte confiável, chamada de banco de dados através de câmaras de comércio de Gana. Estou escrevendo para solicitar o seu apoio e ajuda na transferência de dez milhões de nove cem mil dólares.

Estou interessado em transferir e investir em seu país por meio de sua assistência e suporte somente se você estará disposta a trabalhar comigo. Atualmente estou em Gana, e eu tenho a soma de US $ 10,9 milhões, que gostaria de transferir para sua conta e investir em seu país, se possível.

Fiz este 10,9 milhões dólar fora meu lucro de excesso de escritório filial para o ano fiscal de 2013. Escolhi você porque eu não posso envolver diretamente pois ainda estou trabalhando com o banco como gerente, eu espero que você pode entender a minha situação e me ajudar a receber e investir esse dinheiro corretamente, pois esta é a minha única esperança.

Por favor, gentilmente volte para mim logo que possível para mais
detalhes, mas se você não estiver interessado não responda.

Atenciosamente

Mr.Julius Kpako.

Anti-fraud resources: